top of page

Relacionamento

                  Sugar

As relações na pós-modernidade ganham uma nova perspectiva. A criatividade e o hedonismo são marcas para fugir do tradicional

Por: Paulyanne Tesla e Rany Alcântara

20190605_051220.png
Screenshot_20190605-051259.jpg

“O mundo Sugar é uma modalidade de relacionamentos que surgiu como subproduto da revolução sexual”

​

Por muito tempo, as relações afetivas entre homens e mulheres foram ditadas por regras sociais e culturais engessadas. Havia expectativa pautada na heterossexualidade, compatibilidade econômica e religiosa aprovação familiar. Contudo, a  pós-modernidade trouxe uma série de mudanças que apontar para infinitas direções. O século XXI testemunha uma hesitação do paradigma afetivo e caminha para admitir as mais diversas formas de estabelecer relações. As tendências modernas abrem mão de relacionamentos baseados nos modelos tradicionais para ingressar na criatividade e na liberdade. O relacionamento sugar surge, então, como subproduto da revolução sexual.

 

O relacionamento sugar,  da expressão Sugar Dating -“namoro de açúcar”- vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Inúmeras plataformas digitais reúnem pessoas interessadas em um “relacionamento com benefícios” para ambos,  dinheiro não é um tabu e os objetivos estão claros. Esse universo é baseado na troca de interesses pessoais. Alguns buscam preencher as necessidades afetivas de companhia, carinho e atenção. Outros, procuram um patrocínio para realizar seus desejos. Os protagonistas desse relacionamento são os sugars daddies e as sugars mommies, respectivamente, homens e mulheres mais velhos e  com boas condições financeiras, dispostos a bancar jovens bonitos e atraentes, chamados sugar babies.

​

​

O termo Sugar Daddy surgiu em 1908, portanto, não é recente. Os americanos adotaram essa expressão a partir do casamento de Adolph Spreckles, 51 anos, herdeiro de uma fábrica de açúcar, com Alma de Bretteville, uma jovem de 27 anos que o chamava  “papai de açúcar”.

SERVIÇOS
EQUIPE

O site Meu Patrocínio, maior rede sugar do país, conta com mais de 2 milhões de usuários, divididos por todo Brasil. A plataforma possui um conteúdo voltado para o público que se interessa em saber mais sobre o tema e para quem já está vivendo um relacionamento com benefícios.

1.571.792 Milhão

​

Sugar Babies Femininos

540.416 Mil

Sugar Babies Masculinos

236.521 Mil

Sugar Daddies

40.615 Mil

Sugar Mommies

CLIENTES

Para as candidatas a sugar baby, o site informa:

​

 

“Sugar Babies merecem o melhor que o mundo tem a oferecer e estão preparadas para agarrar uma oportunidade. O Meu Patrocínio conecta a beleza ao poder financeiro, te ajuda a encontrar alguém generoso e experiente para um relacionamento Sugar: transparente e sem joguinhos, cheio de viagens fantásticas e mimos.”

​

Para os candidatos a sugar daddy, a informação é esta:

 

Viva a Vida que Sempre Sonhou! Sugar Daddies são homens experientes, confiantes, bem-sucedidos e que trabalham muito. Daddies são homens muito prósperos e que gostam de compartilhar suas riquezas com suas Sugar Babies!

 

"Sou casado e não tenho interesse de me separar, amo minha mulher, apesar de isso ser contraditório para muita gente"

Todos os adjetivos usados na descrição fazem referência a um estilo de relacionamento claro e sem joguinhos, o que traduz relações livres de cobranças e responsabilidades, já que, como premissa, estaria o "contrato de afetividade", um acordo na qual as intenções são claras e já estabelecidas. Esse acordo é realizado conforme o que cada um procura no relacionamento. J. Ricardo, empresário, 32 anos, conheceu o site através de amigos e conta que esta é uma forma de sair da rotina.

 

 

 

"Sou casado e não tenho interesse de me separar, amo minha mulher, apesar de isso ser contraditório para muita gente. O sexo muda com o passar do tempo, aquela sensação de paixão e adrenalina deixa de existir. A partir daí, você começa a querer se aventurar" Rafael utiliza a plataforma cinco meses e compara esse estilo de relacionamento a um mundo paralelo, completamente diferente do que estamos acostumados. "É um mundo sem cobranças, sem preconceitos e sem frescura", declara. 

Loja.jpg

Para ele, o aspecto financeiro não é o principal atrativo para as mulheres que estão nessas plataformas. "Acredito que as mulheres são muito injustiçadas, sabe? O mundo é muito machista. Por isso, tantas meninas estão nessas plataformas, por sigilo e por poder realizar tudo que querem sem ser chamadas de putas." Ele acredita que há muita  envolvida, pois pagar um jantar em um bom restaurante, levar e ajudar quando se precisa, gesto de cavalheirismo. proporcionar bons momentos.​

​

​

"É um mundo sem cobranças, sem preconceitos e sem frescura"

 

​

Josi Mota
Sexóloga

Josi Mota

Graduada em Psicologia e especialista Sexualidade Humana. 

Why We're Great >

712a1e5e56ea28a9874d99d9050a755a_large.j

          Josi Mota

            Sexóloga

 

Para a sexóloga Josi Mota, as relações de poder refletem substancialmente o significado do relacionamento sugar.  "O poder de dar, de subjugar o outro e o status, são condições que sustentam essas relações" 

​

​

A sexóloga explica que certos aspectos da sexualidade feminina ainda são motivo de sigilo, mas que esse cenário vem mudando desde a revolução sexual, que deu origem, entre outras coisas, ao fenômeno do sexo casual, iniciado na década de 70. Contudo, o aspecto temporal tem um peso elevado e isso reflete na subjetividade e na objetividade da construção das relações. Portanto, essas relações ainda permanecem fora dos limites plenamente e culturalmente aceitáveis. Isso explica o porque o peso da exposição para as mulheres soa como algo mais grave. O homem esconde sua "realidade paralela" quando é casado, a mulher esconde por questões de gênero.​

​

​

​

 

​

 

 

 

​

 

 

 

 

 

 

 

​

"O poder de dar, de subjugar o outro e o status, são condições que sustentam essas relações" 

“O dinheiro é um tema que detona a

emergência e a evidência de todos os

contratos tácitos e implícitos que

invariavelmente permeiam nossas relações.”

(Clara Coria, em O Sexo Oculto do Dinheiro)

"Conheci o site através de uma colega e entrei por pura curiosidade. Procurava o que site proporciona: vários momentos bons, viagens , presentes e ajuda financeira."

As plataformas digitais, em muitos casos, são uma forma de quebrar a timidez. Marcelo A.,empresário de 47 anos, conta que tem dificuldades para se aproximar das mulheres, pois sua timidez impede de tomar qualquer iniciativa. Ele revela que participa de inúmeras plataformas para conhecer pessoas, mas  experiência como sugar daddy não. As relações ocorrem de maneira muito mecânica, acaba sendo forçado demais e os sites acabam assumindo uma postura semelhante à de trabalhos como a prostituição. Muitas meninas iniciam a conversa cobrando um certo valor, eu não curto isso. Gosto da química primeiro, de uma boa conversa", pontua.

Yllana Carneiro

    Psicóloga

O relacionamento sugar, segundo a psicóloga Yllana Carneiro, pode ser comparado a uma sociedade empresarial. O clichê de que os homens mais velhos querem mulheres jovens e atraentes orienta o significado desse universo, mas de maneira alguma limita. Essa não limitação pode ser percebida quando há a troca de papéis. J. Leonardo, 25 anos, é um jovem que sempre gostou de sair com mulheres mais velhas,  que as vantagens são absurdamente maiores. "Não tem mistério, o simples sempre agrada, sabem o que querem e quando querem e ainda te ajudam a melhorar em vários aspectos Para ele, o lado financeiro é o que mais agrada. "Eu não preciso bancar, são mulheres bem resolvidas e com boas condições" .

IMG-20190509-WA0076.jpg

​

A. Carol. é uma sugar baby de 23 anos, atualmente trabalha com eventos e conheceu o site Meu Patrocínio através de uma colega. Para ela, há muitas vantagens em ter um relacionamento sugar, desde que as pessoas envolvidas sejam sinceras e claras, desde o início, sobre seus objetivos. "Você pode se dar bem se for sempre direta."A sugar baby afirma que este é um universo cheio de possibilidades, homens casados querendo fugir de seus relacionamentos fracassados, homens solteiros buscando um relacionamento mais duradouro, a partir daí, você escolhe as condições em que quer estar. "Na verdade, é como se fosse um contrato. As relações se baseiam em contratos afetivos, é isto. Mas, para se dar bem, é necessário saber jogar"

​

​

"As relações se baseiam em contratos afetivos, é isto"

 

 

 

 

​

 

.

​

.

​

​

A psicóloga reforça que este é um relacionamento de interesses não amorais, quase sempre não emocionais, e não tradicionais.  compara a relação sugar à uma "canalhice honesta", conceito criado pelo jornalista Nelson Rodrigues. Essa motivação honestamente canalha seria a responsável por deixar claros os objetivos do relacionamento.  Na visão da psicóloga, a linha que separa a prostituição do relacionamento sugar é tênue. Nos dois mundos, mulheres e homens se conectam a partir do aspecto financeiro-sexual. Contudo, nem todas as relações sugars podem ser vistas sob a mesma ótica. As diferentes formas de acordar os interesses possibilitam que essa forma de se relacionar ganhe uma complexidade particular. 

O canalha honesto, de Nelson Rodrigues, é alguém que confessa seu desejo incontrolável de dobrar as normas para conseguir o que quer.

bottom of page